3.3.06

Qual a importância dada à Maria nas escrituras?

Vamos analisar o tema, sobre o ponto de vista da palavra de DEUS.
O que nos fala a Bíblia a respeito deste assunto?
Qual a importância dada à Maria nas escrituras?

Maria mãe de Jesus

 

Passam-se os séculos, mas a polêmica sobre a adoração à Maria continua
O título acima com certeza lhe causou impacto. O assunto é tão polêmico, que levanta várias opiniões e questionamentos. Mas não é nosso objetivo criticar, polemizar ainda mais o assunto ou dificultar o seu entendimento. 

 


Maria, mãe de Jesus, nunca imaginaria que poderia causar tantas discussões entre as pessoas ou que iriam lhe atribuir uma posição que não lhe pertence; uma posição de adoração, veneração. Isso certamente não era sua intenção.
As pessoas se apegam aos conhecimentos humanos, deturpando a história da mãe de Jesus. E qual é a verdadeira história?
A palavra de Deus não mente e não deixa dúvidas; por isso está escrito: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão". (Mt 24: 35). A bíblia nos esclarece que toda a adoração pertence a Deus. No evangelho de Lucas, capítulo 4, verso 8, diz: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto". Só que muitas pessoas insistem em adorar à Maria. Na bíblia não encontramos uma só citação que nos oriente a orar ou venerá-la. Ela não é co - redentora e não conduz ao caminho da salvação. A palavra nos diz: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" ( At 4:12). Não há salvação em outro nome; Jesus, internautas, é o único que pode salvar. Ele é poder, aliás, Ele é o próprio poder. Aleluia! Ele é o caminho, a verdade e a vida ( Jo 14:6)

A palavra idolatria, quer dizer: Adoração de ídolos, que são figuras ou imagens, amor cego, paixão exagerada.
Interessante como o próprio significado da palavra nos remete a uma conclusão: A idolatria cega as pessoas. O livro de Salmos, capítulo 115, do verso 4 ao 8, nos esclarece sobre esse detalhe. Veja o texto: "Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Tornem - se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam ". Isso é o que acontece com àqueles que praticam a idolatria. Tornam - se semelhantes aos seus ídolos. Não falam, não escutam, não ouvem e nem tampouco vêem. "Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam"( Jo 5: 39), é só examinar a palavra, ela testifica de nosso Pai.

Maria, um instrumento usado por Deus
Claro que amamos e respeitamos Maria.
Pois ela foi um instrumento usado pelo nosso Deus para que sua promessa de salvação se cumprisse.
Maria se dispôs ao propósito de Deus. E se não fosse ela, uma outra virgem seria mãe do Senhor Jesus, outra se disporia para que Jesus fosse gerado nela.
Ela era uma virgem dotada de virtudes: Pureza, obediência , fé e disposição que agradavam a Deus.
Maria achou graça diante do Pai. "Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus "( Lc 1:30). E quando o Senhor se manifestou à Maria através de um anjo, dizendo - lhe que seria mãe do Messias, ela declarou com humildade: " Eis aqui a serva do Senhor; cumpra - se em mim segundo a tua palavra"

( Lc 1: 38). Ela se dispôs à ordem do Senhor Deus. Isso é algo tremendo para todos nós.
Mas não podemos por causa disso, igualar ou colocá-la acima do nosso Senhor Jesus. Não se esqueçam, devemos ter respeito, carinho, amor por Maria, por ter sido usada por Deus. Jesus, sendo Deus, precisou tomar a forma humana e para isso precisou nascer de uma mulher. E para que não haja confusão. Saiba que o nosso Senhor Jesus possui duas naturezas. Como assim? Calma navegadores, vamos explicar!

O Senhor Jesus possui duas naturezas, é totalmente Deus e homem. A explicação está na palavra que diz : "Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem"( I TM 2:5). Isso vem salientar que Maria não é mediadora entre Deus e os homens e sim Jesus. Quando pedir alguma coisa, peça a Deus em nome de Jesus. " E tudo quanto pedires em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei"( Jo 14: 13,14).


Para finalizar, queremos colocar cinco aspectos importantes que não poderíamos deixar de lado.
1. Não podemos esquecer que Maria só esteve virgem até o nascimento de Jesus ("Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus" Mt 1: 25), tendo depois outros filhos, como comprovamos em Marcos, capítulo 6, verso 3 que diz: "Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs?". A expressão virgem Maria, no entanto, está incorreta.
2. Quando Jesus nasceu, os magos foram visitá-lo e logo O adoraram:" Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando- se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra"( Mt 2: 11). Lembre- se: Os magos adoraram a Jesus e não sua mãe, Maria.
3. Maria é bendita entre as mulheres e não bendita acima das mulheres. Confira: "Bendita és tu entre as mulheres" (Lc 1: 42). Entre quer dizer: Está no meio, dentro de, estar junto. Entre as mulheres, Deus a colocou com um fim específico.
4. Maria , é mãe de Jesus. E não de Deus. Porque Deus sempre existiu. E em toda a bíblia nós só iremos encontrar a expressão: "Maria, mãe de Jesus".
5. Maria amava a Jesus e o tinha como o seu Salvador . Por isso ela declarou: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador"( Lc 1: 46,47). Que benção! Maria se coloca na posição de pecadora. Nesse cântico ela declara que também precisa de um Salvador, Jesus.
 
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8: 32). JESUS é a verdade que liberta.

Às vezes nos vemos confusos diante de tantas religiões, crenças e tantos caminhos que na verdade, são descaminhos. Mas quando lemos a palavra de Deus, quando abrimos nossos olhos espirituais permitindo que nosso Deus fale conosco, tudo se torna mais compreensível. A bíblia não nos deixa sem respostas quanto à comunhão, salvação e adoração a Jesus.
Ele morreu, mas ressuscitou; aleluia! Ele está vivo em nós, não através de imagens ou ídolos feitos por mãos, mas através do seu Espírito Santo( confira no evangelho de João, capítulo 14, do verso 16 a 31). Jesus morreu para que tivéssemos acesso ao Pai. Maria foi um irmã em cristo, agraciada por Deus, bendita entre as mulheres. Como nós, foi salva e justificada por Jesus Cristo. Não vamos retirar o lugar de adoração que só pertence ao nosso Deus.
Ao todo Poderoso, Senhor Jesus, toda a nossa adoração, nos prostramos aos teus pés.
O louvor, a adoração e a nossa vida entregamos a Ti; que é digno, que é Rei dos reis, Senhor dos senhores. Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos.
O Deus onipotente, onisciente, onipresente.

 

Enviado por MIRIAN MORET DE FREITAS
mirian@enter-net.com.br

Nenhum comentário: