A Revelação da Justiça de Deus - parte 4 Um estudo da Epístola aos Romanos, versículo por versículo, dividido em seis partes |
A Revelação da Justiça de Deus - parte 4
Marco Antônio de Souza - 24.08.2006
A JUSTIÇA DE DEUS REVELADA NA EPÍSTOLA AOS ROMANOS
Capítulo 9 EXPLICAÇÃO DA ELEIÇÃO
Como povo escolhido de Deus, os judeus não se consideravam necessitados de salvação. Criam que a sua salvação estava pré-ordenada por Deus, e que a justificação era direito exclusivo dos judeus. Acreditavam, também, que, por causa da aliança, os gentios estavam excluidos. Paulo inicia o capítulo falando de sua tristeza pelos seus irmãos segundo a carne. Estava disposto, até mesmo, a abrir mão de sua salvação, se com isso eles fossem salvos. "Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: tenho grande tristeza e incessante dor no coração; porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne" (vers 1-3).
A seguir ele mostra a posição privilegiada dos judeus (vers. 4-5):
a) Pertence-lhes a adoção, e também a glória, as alianças, o culto e as promessas.
b) Deles são os patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó.
c) Deles descende o Cristo, segundo a carne.
Paulo escreve para esclarecer o mal-entendido com relação às promessas. Os judeus pensavam que todos eles eram eleitos, porém ele mostra que todos os crentes são eleitos. "E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;" (vers. 6).
Mais? Acesse: http://aleluia.uol.com.br/2002/?section=biblestudies&id=3876
Nenhum comentário:
Postar um comentário