Quarta-feira, 09 de agosto de 2006 - 16h47
Rob Fergus |
Redução de tremor: antes e depois |
SÃO PAULO - Pesquisadores americanos e canadenses desenvolvem um algoritmo que trata fotos tremidas.
O software analisa a foto e determina o movimento feito pela câmera no instante do clique. O algoritmo, que se baseia na análise estatística de um grande número de fotos, consegue detectar até padrões complexos de movimento, como ziguezagues. Em seguida, o programa utiliza um processo de desconvolução para eliminar o aspecto tremido da imagem.
O resultado é o melhor que já se obteve até hoje ao tratar esse tipo de problema. Detalhes completamente borrados tornam-se nítidos nas imagens tratadas. Mesmo assim, há limitações. Muitas fotos mostram falhas resultantes do processo, que se torna menos eficiente quando existem borrões de movimento, ruído ou áreas extensas de puro branco ou preto.
O algoritmo vem sendo desenvolvido há quatro anos. É um trabalho conjunto de pesquisadores do Institituto de Tecnologia de Massachusetts e da universidade de Toronto.
Em sua versão atual, o programa demora cerca de 15 minutos para processar uma foto. Para que ele se tranforme num aplicativo comercial (ou num plug-in para o Photoshop, o que é mais provável) será preciso otimizar o código de modo a reduzir esse tempo para, no máximo, dois ou três minutos.
Se realmente virar um produto, o software deverá rodar no computador e, inicialmente, atender aos profissionais e amadores avançados. Daqui a alguns anos, quando as câmeras digitais tiverem processadores mais poderosos, é possível que um algoritmo desse tipo seja incorporado à própria máquina. Ele será, então, útil também para os leigos em fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário