8.4.07

Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono

Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono

Publicado em 03/04/2007

Preparando as próximas gerações de missionários e artistas cristãos
 
Nesses últimos dez anos, houve duas transformações muito significativas nas igrejas brasileiras. A primeira mudança foi litúrgica e a segunda, missiológica. No tocante à mudança litúrgica, a música congregacional, que antes ocupava um lugar secundário no serviço do culto, começou a assumir uma posição de destaque nas reuniões. Os ministérios de louvor se tornaram elementos muito importantes na vida das igrejas. Muitas comunidades cristãs experimentaram o crescimento a partir do desenvolvimento de seus ministérios de louvor. À medida que esses ministérios cresceram, as igrejas também cresceram.

Por sua vez, paradoxalmente ao crescimento das igrejas locais, houve uma diminuição na visão missionária brasileira. Muitas igrejas voltaram os seus olhos apenas para dentro de si mesmas, esquecendo-se de olhar para fora, para aqueles que ainda não ouviram o Evangelho. Enquanto o número de membros crescia, o número de missionários transculturais brasileiros diminuía ou permanecia estável.

O Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono nasceu em meio a essas duas transformações no cenário eclesiástico brasileiro. Mas ele não seguiu, da mesma maneira, as duas tendências trazidas por essas transformações. Se por um lado, ele se estabeleceu como um dos principais grupos de louvor e adoração de uma igreja local, a Igreja Batista da Lagoinha, que experimentava uma significativa mudança na sua liturgia; por outro lado, contrariando a tendência missiológica do momento, em vez de focalizar os olhos apenas dentro da igreja local, o Diante do Trono desenvolveu com a Igreja Batista da Lagoinha um projeto missionário transcultural na Índia. Houve uma associação entre igreja local, louvor e adoração e missões.

A fim de otimizar essa visão, a saber, a associação da igreja local, louvor e adoração e missões, nasceu, em meados do ano de 2003, a idéia da criação do Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT) como sendo uma escola que pudesse relacionar louvor e adoração e missões transculturais.

No ano de 2004, o Diante do Trono adquiriu uma propriedade na cidade de Santa Luzia, que faz parte da grande Belo Horizonte. Em 2005, o CTMDT estabeleceu-se nessa propriedade que conta com um prédio habitacional com 52 suítes e capacidade para 208 pessoas, uma área de lazer com duas piscinas, uma quadra poliesportiva e jardins, um restaurante e uma cozinha industrial, e um prédio educacional com quatro salas de aula e capacidade para receber 280 alunos.

Visão
Nesses últimos anos, as mudanças na estrutura litúrgica e no envolvimento missionário das igrejas cristãs brasileiras trouxeram dois novos desafios para a igreja atual. Primeiramente, as igrejas percebem a necessidade de preparar mais, adequadamente, as pessoas envolvidas no ministério de louvor a fim de que possam servir mais apropriadamente a igreja local. Além disso, após o esfriamento da visão missionária na década de 1990, as igrejas brasileiras, que, nos últimos anos, experimentaram um grande crescimento, reconhecem que precisam se envolver mais efetivamente na grande comissão, alcançando, sobretudo, aqueles que ainda não foram alcançados pelo Evangelho.

Esses novos desafios trazidos pelos tempos atuais ainda precisam ser respondidos mais efetivamente pelas igrejas cristãs. Apesar de existirem muitos seminários teológicos e institutos bíblicos para a formação de teólogos e pastores, são poucas as escolas destinadas a treinar os músicos para o desempenho dos seus ministérios em suas igrejas locais. Além disso, são ainda mais raras as escolas que associam igreja local, louvor e adoração e missões transculturais. O CTMDT foi criado pela Igreja Batista da Lagoinha e Diante do Trono para ajudar a suprir essa lacuna no cenário cristão brasileiro atual. O CTMDT é um curso livre, que objetiva trazer treinamento e capacitação para aqueles que concluíram o 2º grau: tanto para as pessoas envolvidas com os ministérios de louvor e adoração em suas igrejas locais como para aqueles que têm, segundo as suas próprias igrejas locais, vocação para missões transculturais.
 
Missão
Capacitar e incentivar os cristãos a servirem ao Reino de Deus no ministério de louvor e nas missões transculturais, enfatizando a importância do amor a Deus e ao próximo. O CTMDT é a realização de mais um sonho do Ministério de Louvor Diante do Trono, que idealizou um lugar onde cristãos de todo o mundo podem encontrar um ensino consistente e inspirativo. O alvo estabelecido para a escola é o de preparar as próximas gerações de missionários e artistas cristãos para que possam impactar o mundo, a partir de suas igrejas locais, sendo modelos de servos autênticos, cheios do Espírito Santo.  

Os cursos
O CTMDT oferece os cursos de "Louvor e Adoração" e de "Missões". O curso de Louvor e Adoração oferece muito mais do que o ensino convencional para ministros de louvor. É um curso que prepara líderes cristãos para serem conhecedores e proclamadores da Palavra por meio das mais diversas formas criativas. As artes são, assim, encaradas como um hábil instrumento para que a mensagem do Evangelho possa entrar em lugares onde, através de outros meios, dificilmente chegaria. A grade curricular do curso de louvor e adoração inclui disciplinas técnicas, como Percepção Musical, Canto Coral e Prática em Conjunto (ministrada pelo maestro Sérgio Gomes, que ensina como desenvolver um ensaio de grupo de louvor e como criar arranjos musicais). O curso oferece, também, aulas de dança e teatro. Outra disciplina é "Composição", ministrada por Ana Paula Valadão Bessa – também Diretora do CTMDT. Nesta disciplina são ensinados os princípios para a criação de cânticos congregacionais. "Um dos nossos objetivos é enfatizar a adoração como um estilo de vida. Se a vida do artista cristão não for um exemplo do que ele canta ou da mensagem que ele leva, então sua arte não tem valor algum. Procuramos em nosso ensino, oferecer os fundamentos para que este estilo de vida seja gerado no coração de todos os alunos", enfatiza o pastor Clay Peterson e sua esposa Graziela Santos, Coordenadores do Curso de Louvor e Adoração. Segundo, ainda, o pastor Clay as disciplinas técnicas são o grande diferencial do CTMDT para pessoas que desejam atuar na área de louvor em suas igrejas locais. O curso de "Louvor e Adoração" tem a duração de dois anos.

O curso de "Missões" tem como proposta treinar cristãos com chamado missionário, oferecendo um treinamento que aborde tanto disciplinas bíblico-teológicas e missiológicas como, também, disciplinas com caráter mais prático, como, por exemplo, evangelismo, discipulado, implantação de igrejas e aconselhamento. O curso tem a duração de dois anos e meio (incluindo a prática ministerial). De acordo com o pastor João Osmar, Coordenador de Missões do CTMDT, "o curso visa acender a paixão por Deus e por vidas no coração dos vocacionados. Contudo, prepara missionários para ir ao campo de forma responsável, ou seja, capacitando-os a manejar a Palavra, trazendo o conhecimento dos desafios do campo e como vencê-los, aperfeiçoando o seu caráter ao de Cristo e desenvolvendo seus dons por intermédio de práticas ministeriais".

Pastor Gustavo Borja Bessa
Diretor, com sua esposa Ana Paula Valadão Bessa, do Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono.

 
Novidade!
O CTMDT acaba de lançar o seu primeiro CD intitulado "Viver por Ti". O projeto foi desenvolvido durante as aulas pelos próprios alunos, que além de tocarem e cantarem também fizeram todos os arranjos e as composições. O CD já está disponível nas melhores lojas ou no site do Diante do Trono.

Tome nota:
As inscrições para o ano letivo de 2008 serão abertas em meados de novembro deste ano e terão ampla divulgação no site www.ctmdt.com.
Campus CTMDT: rua Presidente Washington Luiz, 150, bairro Boa Esperança, Santa Luzia (MG) – CEP 33035-310. Telefax: (31) 3641-5112. E-mail: ctmdt@diantedotrono.net. As vagas são abertas a alunos externos, ou seja, aqueles alunos que têm disponibilidade apenas no período da manhã.

Redação Lagoinha.com

Nenhum comentário: