8.4.07

Polícia prende líder do PCC que se passava por pastor em Minas

Polícia prende líder do PCC que se passava por pastor em Minas

03 de Abril de 2007 às 19:16:46
A equipe da Delegacia de Investigações Gerais prendeu durante o final de semana o empresário Nirlei Ribeiro Maria, considerado o líder do PCC em Ribeirão Preto.

Ele é suspeito de ser um dos responsáveis pelos atentados do PCC em maio de 2006 em Ribeirão Preto e pode até ter ordenado a morte de policiais e agentes penitenciários. Na hierarquia da facção criminosa ele pertence ao segundo escalão e está abaixo apenas dos dez primeiros homens de confiança de Marcos William Herbas Camacho, o Marcola, líder da organização criminosa. "Ele foi um dos responsáveis pelos ataques do PCC na região. A minha equipe atuou com eficiência, conseguiu efetuar a prisão e conseguimos provar que não são só os humildes que vão para a cadeia, os grandes envolvidos na organização também vão", enfatiza o delegado Carlos Alberto Rocha Gomes Silva, titular da DIG. Segundo o delegado ele é monitorado desde o ano passado, quando foi aberto um inquérito contra a paz pública em que figuravam vários nomes da organização.

"Ele [Nirlei], ao lado de Paulo Henrique Caprioto e Vanderson Henrique Falcão Belisiário, que já estão presos, jogaram uma granada no 2º Distrito Policial em maio do ano passado", afirma Silva.
Em novembro de 2006, a apreensão de 200 quilos de pasta de cocaína em Rondônia, avaliada em R$ 4 milhões, e a decretação da prisão preventiva dele como um dos donos do entorpecente, reacenderam a investigação que culminou com a Operação Hidra em janeiro.

Nesta época vários donos de garagens de veículos foram detidos. Nirlei conseguiu fugir. O delegado Luciano Cintra, que comandou as investigações, denunciou que os garagistas detidos forneceram dinheiro para a compra da droga.

Acusado se passava por pastor em Minas

O delegado da DIG, Luciano Henrique Cintra, investiga Nirlei Ribeiro Maria, desde o ano passado. Neste final de semana as investigações levaram os policiais até Milagre, um pequeno distrito de Monte Sião, Minas Gerais. Nirlei estava na cidade há dez dias e se passava por pastor evangélico. Morava em uma ampla casa com piscina e carro importado. O traficante é do segundo escalão do PCC e mantém um contato estreito com Marcola. Desde que saiu de Ribeirão Preto a facção vive uma crise de poder com disputas internas e vários integrantes tentam assumir o lugar dele, mas até agora não se sabe se ele realmente ainda conta com o apoio de Marcola. Ainda existiria a possibilidade dele dever R$ 1 milhão para a facção criminosa.

Fonte: A Cidade

Nenhum comentário: