11.12.06

Cidade da Somália ameaça decapitar quem não fizer orações diárias

Missões : 
Publicado por Eduardo Rodrigues em 8/12/06

Moradores de uma cidade no sul da Somália que não orarem cinco vezes ao dia serão decapitados, informou uma autoridade, no último dia 6, acrescentando que o decreto entraria em vigor em 3 dias.

Lojas, casas de chá e outros lugares públicos de Bulo Burto, a 200 quilômetros da capital, Mogadíscio, devem ser fechados durante o período de orações e ninguém deve estar nas ruas, disse o xeique Hussein Barre Rage, presidente da corte islâmica da cidade. Sua corte faz parte de uma rede mantida por milicianos armados que tomaram o poder de grande parte do sul da Somália nos últimos meses, o que levou a uma interpretação rígida do islã que é estranha para muitos somalis.

Aqueles que não obedecerem ao decreto de oração depois de passados três dias “certamente serão decapitados, de acordo com a lei islâmica”, disse o xeique por telefone à Associated Press. “Como muçulmanos, devemos praticar o islã inteiramente, não em parte, e é isso que nossa religião nos impõe”.

Ele diz que o decreto, que se restringe a Bulo Burto, estava sendo anunciado por alto-falantes em toda a cidade.

As cortes islâmicas da Somália fizeram várias interpretações do Alcorão, e algumas aplicam uma versão mais estrita e radical do islã do que outras. Algumas das cortes introduziram execuções públicas e açoites a condenados, proibiram as mulheres de nadar nas praias públicas de Mogadíscio e proibiram a venda e o hábito de mascar khat, uma planta estimulante consumida na região do Chifre da África e no Oriente Médio.

Depois que moradores da capital reclamaram da falta de consistência da lei, Mogadíscio, que abriga o Conselho das Cortes Islâmicas, montou um tribunal de apelação com juízes mais bem instruídos, em outubro.

Fonte: Portas Abertas
  / O VERBO

Nenhum comentário: