4.5.07

GodTube, o "YouTube cristão"

BBC Brasil
03/05/2007 - 08h11

Internautas nos EUA criam GodTube, o "YouTube cristão"

PABLO UCHOA
da BBC Brasil, em Londres

Com cerca de 4.800 vídeos, o GodTube (Broadcast Him!) segue o estilo do popular YouTube, e diz que "utiliza a tecnologia web para conectar cristãos com a finalidade de promover e disseminar o Evangelho no mundo".

O site exibe clipes enviados por usuários, muitos deles contendo mensagens religiosas. Entre os posts mais vistos e com melhor aprovação dos usuários do GodTube está o clip "Baby Got Book" ("Ela tem a Bíblia", em tradução livre), paródia de uma conhecida --e mais apimentada-- música americana de rap.

O site também abre espaço para vídeos críticos. Sob o título de "Por que o GodTube é estúpido", o vídeo mais comentado do site mostra um jovem que questiona "por que cristãos precisam de um YouTube só para eles":

"Usar a palavra 'cristão' como adjetivo automaticamente dá uma impressão fictícia de aprovação prévia de Deus a qualquer coisa que você descreve", argumenta o rapaz.

Em outro vídeo ("Kiss, Off!"), usuários criticam um pregador que chama de "mentiroso" um fã da banda Kiss que passa na rua vestido com as roupas que caracterizam o grupo. Demonstrando sua desaprovação, um usuário recomenda: "Pregue a verdade, mas faça-o com amor".

Disputa

O site engrossa uma tendência de levar, para a internet, a discussão de temas religiosos, que em outros casos já chegou a causar rixas entre sites. A disputa é às vezes aberta, como entre a enciclopédia virtual Wikipedia e os sites conservadores Conservapedia e Creationwiki.

Na Conservapedia, o longo verbete Wikipedia informa ao usuário uma série de detalhes pouco honrosos da maior enciclopédia on-line, acusada de censurar artigos e de deliberadamente prover informações pouco confiáveis

Já a Wikipedia define assim a rival: "Conservapedia é um projeto wiki com o objetivo de construir uma enciclopédia com artigos pró-estadunidenses, socialmente conservadores e com conservadorismo cristão. A enciclopédia foi criada como uma resposta a uma polarização anti-cristã e anti-estadunidense nos artigos da Wikipédia, em especial a anglófona".

As divergências entre a Wikipedia e a CreationWiki não são menos profundas, com a última acusando a primeira de ser "tendenciosa" e promover "sentimento anti-criacionista".

Se na Wikipedia o verbete Darwinismo merece 1,5 mil palavras e numerosos hiperlinks, a definição do termo na CreationWiki ocupa menos de um terço do mesmo espaço.

No site cristão, a teoria do cientista Charles Darwin, segundo a qual a espécie humana evoluiu de primatas, é definida como "um sistema de crenças".

MySpace 'limpo'

Outra iniciativa religiosa que defende "pureza moral" é o site de relacionamentos DittyTalk, que informa ter 27 mil membros.

O site --cujo nome na língua inglesa exibe forte semelhança fonética com a expressão "dirty talk" (literalmente, "conversa suja", em que se empregam termos sexuais)-- se define como "um espaço seguro" e "limpo" em relação ao seu equivalente MySpace.

O DittyTalk pede que o usuário entre em contato, antes de tudo, com Jesus Cristo --que tem um perfil na comunidade e é adicionado como amigo de cada novo membro que se registra. Com um detalhe: Jesus Cristo sempre está on-line.

Nenhum comentário: