3.5.07

Virar Homem-Aranha pode ser possível em dez anos, diz cientista

Virar Homem-Aranha pode ser possível em dez anos, diz cientista

02 de Maio de 2007 às 18:54:37

As façanhas do Homem-Aranha poderão ficar ao alcance do mais comum dos mortais dentro de dez anos, segundo um grupo de pesquisadores italianos que trabalha em um projeto sobre um material têxtil inspirado no lagarto gecko (um tipo de lagartixa), o "rei da escalada" do mundo animal.

"Muitos cientistas já trabalharam em materiais hiperadesivos, inspirando-se no exemplo do gecko. Meu projeto de traje seria composto de filamentos extremamente finos e muito numerosos, usando sua capilaridade para uma adesão física e força de Van der Waals [interação de baixa intensidade entre moléculas ou átomos]", acrescentou o cientista.

Na parte inferior das patas dos geckos, há uma espécie de pêlo microscópico que proporciona ao animal alta aderência em diferentes superfícies para ajudá-lo a se mover ou permanecer em um lugar.

"Um dos problemas que surgem é o controle da adesão, porque ficar preso a uma parede não é difícil --basta apenas recorrer a uma cola. Mas, ao contrário, como é possível descolar para voltar a colar?", perguntou o cientista, com um sorriso.

Fonte: Folha - Via: Gospel+.

Nenhum comentário: