10.5.07

Quero desafiar a todos os CATÓLICOS a estar lendo esta matéria

 
10/5/2004
RESPOSTA AOS CATÓLICOS
Pr. Alexandre Farias Torres (restauravida@uol.com.br)
JesusSite

INTRODUÇÃO

Chegou em minhas mãos o Livro ou "livrinho" (assim é chamado pelos autores ou pela editora ao lado do índice), e pude ler com muita atenção até perceber a ironia em colocar a palavra "crentes" entre aspas, isso não faz nenhum mal, quem sabe algumas pessoas leram as refutações do Pe. Sverdi e movidas pela coragem foram refutar algum "crente", este crente cheio do Espírito Santo soube responder a estas perguntas.

Quero desafiar a todos os CATÓLICOS a estar lendo esta matéria e depois pensar sobre o assunto, estaremos indo passo a passo com você leitor a cada pergunta respondida pelo Pe. Sverdi e eu e você vamos poder ver se existe incoerência ou loucura dos "CRENTES".

Espero que você pegue a sua Bíblia Católica, saiba que em 1229 a Igreja Católica Apostólica Romana proibiu a leitura da Bíblia para os leigos,depois de muito tempo, voltaram a ler novamente com restrições da tradição. Tenha a curiosidade e passeie pelas paginas das Escrituras Sagradas com atenção e analise a verdade em todas as questões.

Analise com entendimento, E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento (Mt. 22.37) e este foi o primeiro mandamento de Jesus, Deus te deu entendimento para que você possa analisar com sabedoria.

Você quer obedecer a JESUS?

Então vamos com todo entendimento analisar a palavra de Deus, se você é um devoto de Maria, também tem que obedecer este mandamento.

FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER - Mandamento de Maria.

Maria respeitou a vontade de Jesus e ordenou que os serventes do casamento fizessem tudo o que Jesus dissesse, Veja :

João 2v.3-5 "Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não tem mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não e chegada a minha hora. Então, Ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.

Então, meu caro amigo Católico, vamos fazer tudo o que Jesus nos mandar, pois este foi o primeiro e o único mandamento de Maria, " Fazer tudo o que Jesus mandar."


1 - VENERAÇÃO DE IMAGENS

Esta é a primeira questão colocada em pauta, fazer ou adorar imagens é idolatria ou não?

Baseado em Ex 20 v.4 - "Não farás para ti imagens de escultura, nem semelhança de alguma do que há em cima dos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra".

A resposta que o Livro Católica dá aos crentes é a seguinte:

RESPOSTA CATÓLICA:

- Que Deus mandou fazer algumas imagens, os dois querubins (Êxodo 25. V.18-20), Mandou também fazer uma serpente de Bronze e coloca-la por cima duma haste para curar os mordidos pelas serpentes do deserto (Num 21 v. 8-9), ainda Deus manda Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores e leões (I Reis 6v. 23 / 7 v. 29).

Seria uma blasfêmia desses "CRENTES" considerar Deus como incoerente, já que num lugar da bíblia manda fazer imagens e em outro lugar o teria proibido!

- Ele ainda diz que a proibição de fazer imagens é somente para deuses falsos, como fazia os vizinhos pagãos, Deus não proíbe fazer outras imagens.

- O autor diz ainda que a imagem é o único livro que os analfabetos, pobres entendem e aproveitam; e isso vale ainda hoje para muitas pessoas (dando a entender que as imagens são usadas para ensinar as pessoas que não podem ler ou pessoas que não podem ter uma bíblia).

- Ainda diz que a veneração das imagens, segundo a tradição dos Apóstolos, está resumida nesta na benção de imagens do Ritual Católico:

"Deus eterno e todo-poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura das imagens dos santos, para que á sua vista possamos" meditar os seus exemplos e imitar as suas virtudes ". Nós vos pedimos que abençoeis e santifiqueis esta (s) imagens(s), feita(s) para" recordar e honrar o vosso Filho Unigênito e nosso Senhor Jesus Cristo "(ou: o(s) Santo (s) NN. Concedei a todos os que diante dela(s) desejarem venerar e glorificar o" vosso Filho Unigênito (ou: o(s) Santo (s) NN.), que por seus merecimentos e intercessão, alcancem no presente a vossa graça e no futuro a glória eterna. Por Cristo, nosso Senhor, Amém. (Livro Respostas às acusações aos "crentes" - Pe. Vicente Sverdi - P.5-7).


VAMOS A RESPOSTA AOS CATÓLICOS

Primeiro eu gostaria de que você abrisse a sua bíblia, católica ou evangélica e lesse o que está escrito em Êxodo cap.20 vers. 1-5:

Deus pronunciou todas as palavras que seguem:

- Eu sou o Senhor teu Deus, que te libertou do Egito, do antro de escravidão.

- Não terás outros deuses além de mim.

- Não farás para ti ídolos, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, nem embaixo da terra na terra, nem do que existe nas águas, debaixo da terra.

Chamo a sua atenção para a continuação deste capítulo:

- Vers. 5 - Não te ENCURVARÁS diante "deles", nem lhes "PRESTARÁS CULTO", pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus Ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas uso de misericórdia por mil gerações para com os que me amam e guardam meus mandamentos. (Texto usado da Bíblia Católica - editora vozes e editora Santuário - 41° edição).

Veja, o texto usado é o da bíblia "Católica" o qual vamos analisar com Sabedoria e entendimento:

- Não terás outros deuses além de mim.

- Não farás para ti ídolos, nem figura alguma!

- Não te prostrarás diante deles, nem lhe prestaras culto!

Agora pense, quando alguém está diante de uma imagem:

- Ela não adora?

- Ela não se encurva diante do ídolo?

- Ela não presta culto para os ídolos?


O que significa a palavra ídolo?

Vamos junto ao Aurélio, veja o que significa ídolo:

- Estátua ou simples objeto cultuado como "deus ou deusa".

- Objeto em que se julga "habitar um espírito, e por isso venerado".

- Pessoa a quem se tributa respeito ou afeto excessivo.

Quem pratica adoração a ídolos, pratica a idolatria, que é um culto prestado a ídolos, os devotos das imagens possuem um amor ou uma paixão exagerada, e isso o nosso Deus não admite no próprio capitulo em que lemos. "Deus é um Deus zeloso).

A palavra idolatria vem do grego "EIDILON, ÍDOLO E LATREUNIEM, ADORAR, este termo é usado á adoração ou veneração a ídolos ou imagens, quando usada em seu sentido primário". No seu sentido mais amplo, este vai para adoração de qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição que tome o lugar de Deus, ou que lhe diminua a honra que lhe devamos.

Assim vem a Adoração dos falsos deuses, levar ao conhecimento do homem algum objeto, imagem ou qualquer objeto que venha tirar a honra e glória de Deus.

DEUS PROIBE FAZER DEUSES FALSOS E NÃO IMAGENS - ALEGAÇÃO CATÓLICA

Esta é uma alegação do livro Resposta aos crentes :

Pe. Vicente Sverdi, diz que Deus não proibiu fazer imagens, mas o que Deus proibiu é fazer deuses falsos e adora-los.

Vamos analisar: A ordem de não fazer imagens é justamente para não virar o que virou!

Existe mais adoração a ídolos do que para Deus, existe mais devoção ou veneração aos santos do que para Deus, você não acha?

- Se você é católico e passa uma dificuldade para quem você recorre primeiro?

- Para Deus ou para o seu santo?

Se faz promessa para quem?

Se paga promessa para quem?

Em dias comemorativos dos santos vemos pessoas que "oram, pedindo para os santos", muitos já nem usam o crucifixo e sim a Santinha (o) pendurado no pescoço.

Então o que virou as imagens?

Não virou um deus ou deusa para muitos?

Sim, viraram deuses, e são mais lembrados pelos seus devotos do que Deus, a igreja católica já possui mais santos do que os dias do ano, por isso que existe o dia de todos os santos, para que pelo menos se esqueceram de algum santo durante o ano, ele será lembrado neste dia.

PARE E PENSE - É JUSTO LEMBRAR MAIS DA CRIATURA DO QUE DO CRIADOR?

Devemos dividir a glória do Criador, Senhor dos senhores, com alguma imagem, mesmo que ela foi uma pessoa importante para o evangelho ou para o mundo?

Veja o que Deus diz sobre repartir a glória:

- Isaias cap.42v. 8

"Eu sou o Senhor, este é o meu nome"; A MINHA GLÓRIA POIS, A OUTREM NÃO DAREI, NEM O MEU LOUVOR, ÀS IMAGENS DE ESCULTURA ".
-Isaias 48 v. 11

"Por amor de mim, por amor de mim, o farei porque como seria profanado o meu nome? E a minha glória" Não darei a outrem".

A ordem de não fazer ídolos está relacionado à adoração, a contaminação de idéias, de que a imagem pode fazer alguma coisa, ou seja; que o homem iria submeter-se a imagem como se ela fosse Deus. Dentro na nossa história temos várias imagens e estatuas, mas elas não são adoradas, como o busto de muitos, D.Pedro I, Tiradentes etc... Nem por isso veio a ser adorados, mas dentro da igreja católica os ídolos ou imagens vieram a ser igual ou porque não dizer que algumas estão acima de Deus!

O mandamento de Deus para com o povo de Israel era para não fazer as imagens porque pela sua Onisciência, um atributo que somente Deus pai, Filho e Espírito Santo possui e que já é dado pelos homens a muitas Imagens, Deus sabia que a contaminação, a perversão vinha à tona, não foi assim com a saída deles do Egito, quando se viram sem Moises? o que fizeram?

Um bezerro de Ouro e prestaram um culto a ele, não foi assim?

Pense no que eu vou lhe dizer agora:

- SE DEUS QUISESSE QUE NÓS TIVESSEMOS UMA IMAGEM PARA SER ADORADA OU VENERADA QUE LEMBRASSE AO SENHOR, ELE TINHA TODO O PODER PARA APARECER DIANTE DO POVO QUE RETIROU DO EGITO EM FORMA ESCULTURAL , UMA FORMA DE ALGO QUE PUDESSE VIRAR UMA IMAGEM E SER ADORADA PELO SEU POV.

MAS COMO ELE APARECEU PARA O SEU POVO?

- QUAL FOI A FORMA ESCULTURAL QUE DEUS USOU PARA SE MOSTRAR AO SEU POVO?

- UMA NUVEM E UMA COLUNA DE FOGO.

SABE PORQUE DEUS SE MOSTROU DESTA FORMA? FOGO E NUVEM?

PORQUE NÃO EXISTE A POSSIBILIDADE DE FAZER UMA ESCULTURA DO FOGO E NUVEM COM AS SUAS CARACTERISTICAS SEMPRE IGUAIS, POIS A MUDANÇA VISUAL SÃO CONSTANTES. E O PRÓPRIO DEUS RESPONDE A ESTA PERGUNTA:

Deuteronômio 4v. 14 - 19

"Também o Senhor me ordenou ao mesmo tempo, que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os fizésseis na terra a qual passais a possuir. Guardai, pois com diligencia a vossa alma, POIS SEMELHANÇA NENHUMA VISTES NO DIA EM QUE O SENHOR VOSSO DEUS, EM HOREBE FALOU CONVOSCO, DO MEIO DO FOGO; PARA QUE NÃO VOS CORROMPEIS E VOS FAÇAIS ALGUMA ESCULTURA, SEMELHANÇA DE IMAGEM, FIGURA DE MACHO OU DE FEMEA; FIGURA DE ALGUM ANIMAL QUE HAJA NA TERRA, FIGURA DE ALGUMA AVE ALÍGERA QUE VOA PELOS CÉUS; FIGURA DE ANIMAL QUE ANDA DE RASTRO SOBRE A TERRA, FIGURA ALGUMA PEIXE QUE ESTEJA NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA, E NÃO LEVANTES OS TEUS OLHOS AOS CÉUS E VEJAS O SOL, E A LUA, E AS ESTRELAS, TODO O EXERCITO DOS CÉUS, E SEJAS IMPELIDO A QUE TE INCLINES PERANTE ELES, E SIRVAS AQUELES QUE O SENHOR TEU DEUS, REPARTIU A TODOS OS POVOS DEBAIXO DE TODO OS CÉUS".

A resposta contra as imagens é esta, esta na Bíblia, Deus não se fez ver por uma imagem que se dá para esculpir, o fogo não fica parado e nem tem fisionomia se podemos falar assim, uma fisionomia igual a todos, todo o fogo é diferente, da mesma forma a nuvem, por isso Deus é um Deus zeloso que não divide a sua glória com ninguém, nem com qualquer imagem de Escultura.

Deus condenou os ídolos:

- Salmos 115 v. 4-8

"Os ídolos deles são de pratas e ouro, obras das mãos dos homens. Tem boca mais não falam, tem olhos mais não vêem, tem ouvidos mas não ouvem, nariz mais não cheiram. Tem mãos mas não apalpam, tem pés mas não andam; nem som algum sai da garganta".

"Tornam-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam.".

Sabemos que várias imagens eram feitas naquele tempo como hoje, feitas de matérias caras ou os mais pobres, argila, madeira, mármore etc..e trouxeram o desvio da glória de Deus, por isso Deus trabalhou muito com o seu povo quando tirou-os do Egito para que não fizesse imagens para eles.

- Êxodo 34v. 17 "Não farás para ti deuses de fundição".

Com o passar dos tempos Deus não deixou esta questão de lado, os profetas vieram a falar contra as imagens de escultura:

- Isaias 30 v. 22 - texto da bíblia Católica - editora vozes.

"Considerai impuros os teus ídolos cobertos de prata e as tuas imagens revestidas de ouro. Como lixo os jogaras fora e lhes dirás:"Fora Daqui!".

Gostaria de que você prestasse muita atenção sobre este texto de Isaías cap.44 ver. 9- 19

"Todos os artífices de imagem de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum" préstimos"e suas mesmas testemunhas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos".

Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura "que é de nenhum préstimo?".

Eis que todos os seus"seguidores" ficarão confundidos, pois os mesmos artífices são dentre os homens; ajuntem-se todos e levantem-se; assombrar-se-ão e serão juntamente confundidos.

O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço, ele tem fome, e a sua força falta, e não bebe água e desfalece. O carpinteiro estende a régua, emprega a almagra e aplaina com o cepilho, e marca como compasso, e faz o seu"deus a semelhança de um homem, segundo a forma de um homem para ficar em casa.

Tomou para si cedros ou toma um cipreste, ou um carvalho e esforça-se contra as arvores do bosque; planta um olmeiro e a chuva o faz crescer.

Então, servirão ao homem para queimar. Com isso, se esquenta e coze o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura e ajoelha diante dela. Metade queima, com a outra metade, come carne; assa-a e farta-se também se auqenta e diz: Ora, já me aquentei, já vi o fogo.

Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura e ajoelha-se diante dela, e se"INCLINA, e lhe dirige a sua" ORAÇÃO", e diz:" LIVRA-ME PORQUANTO OU ÉS O MEU DEUS"".

Nada sabem, nem entendem, porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, PARA QUE NÃO ENTENDAM.

E nenhum deles toma isso a peito, e já não tem conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei, metade cozi pão sobre as suas brasas e assei sobre elas a carne, e a comi, e faria eu do resto uma abominação?

Ajoelhar-me-ia eu ao que saiu de uma árvore?

Apascenta-se de cinza; O SEU CORAÇÃO ENGANADO O DESVIOU DE MANEIRA QUE NÃO PODE LIVRAR A SUA ALMA, NEM DIZER: NÃO HÁ UMA MENTIRA NA MINHA MÃO DIREITA?


A SERPENTE DE METAL - Num. 21 4-9

Em nenhum momento, vemos na Palavra de Deus que a serpente de metal deveria ser cultuada. Diante deste fato, a pessoa que fosse picada por uma serpente venenosa, deveria olhar para a serpente de metal para ser curada. Deus nunca pediu que aquela serpente virasse uma imagem na qual o seu povo ajoelha-se ou prestasse qualquer tipo de culto ou devoção. No entanto, quando a serpente de metal veio a ser colocada como ídolo, ela começou a receber adoração e ser venerada e o rei Ezequias fez a vontade do Senhor .

II REIS 18V. 3- 5

"E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu Pai. Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram NEUSTÃ. No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre todos os que foram antes."

Agora, existe a diferença de ídolos e imagens! A arte religiosa possui várias imagens, mas elas não são ídolos. Podemos dizer que na arca temos a imagem do querubim, mas a pergunta é :

- Quando é que estas imagens se tornaram ídolos?

- Aonde ela ficava no templo?

- Se o sacerdote entrasse para fazer qualquer tipo de sacrifício e adorasse aqueles querubins da arca, o que aconteceria com ele? Morreria.

Pois se os lideres Católicos estão dispostos a mostrar que as imagens do Catolicismo não são ídolos e não são adoradas, deixo aqui um desafio :

- Porque os padres não fazem uma análise Bíblica e olhem para os seus símbolos católicos, e vejam qual é que virou ídolo ou não, e tomem a seguinte posição:
- Os que viraram Ídolos, os sacerdotes Católicos poderiam fazer como o rei Ezequias: FAÇA-AS EM PEDAÇOS !

Veja, se alguém acende um incenso para elas, velas, se fazem pedidos a elas, que tomem o exemplo do Rei Ezequias, porque até a Bíblia diz que ele fez o que era Reto Aos olhos de Deus, e a sua atitude demonstrou zelo pela adoração no único Deus.

Será que a Nata, Os arcebispos, bispos e o Papa está disposta a fazer o que o Rei Ezequias fez?

O que virou adoração - Vamos estar repudiando.

O que virou um símbolo simplesmente - Vamos deixá-la.

Pois a própria Igreja ensina que ela serve de ensino para os analfabetos!

Serve mesmo ou seria uma desculpa pelos interesses financeiros ?

Pois ídolos fazem pessoas e entidades religiosas enriquecerem !

E aqui vai um conselho também para os evangélicos:

Você que precisa de um Sal para se livrar do encosto, a rosa ungida, o lenço ungido, passar pelo corredor dos duzentos pastores ou qualquer tipo de atitude que possa materializar a sua fé, você também está praticando a idolatria.

Isto não é nenhum desaforo para os Católicos, pois veja:

A própria Igreja Católica defini que a idolatria é;

"Prestar a alguma criatura, por exemplo, a uma estátua, a uma imagem, a um homem, o culto supremo de adoração, devido só a Deus (Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã, Editora Vera Cruz, LTDA, 1º Edição, agosto de 1976, resposta à pergunta 358)".

Não é uma incoerência? Se fosse desaforo, o Catecismo da Igreja Católica estaria sendo mais desaforado que eu ! Mas, infelizmente, existe sempre desculpas para tudo:

A igreja Católica responde da seguinte forma:

"Entre o culto que prestamos a Deus e o culto que prestamos aos santos, há uma diferença: que a Deus adoramo-lo pela sua infinita excelência, ao passo que aos santos não os adoramos, mas só os honramos e veneramos como amigos de Deus e nossos intercessores junto a dEle. O culto que prestamos a Deus chama-se LATRIA, isto é, de Adoração, e o culto que prestamos aos santos chama-se Fulia, isto é, de Veneração aos servos de Deus, enfim o culto especial que prestamos a Maria Santíssima chama-se HIPERDULIA, isto é, especialíssima veneração, como Mãe de Deus (Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã, Editora Vera Cruz Ltda, 1º edição, agosto de 1976, resposta à pergunta 371, p.76 )."

Então a Adoração que se presta aos santos, Maria e a Deus pode-se chamar de ADORAÇÃO PIRAMIDAL.

LATRIA - ADORAÇÃO A DEUS

HIPERDULIA - DEVOÇÃO A MARIA

DULIA- DEVOÇÃO AOS SANTOS E AOS ANJOS.

Será que existe diferença?

Será que alguém sabe ponderar a sua adoração aos santos para não ultrapassar para adoração que deveria ser de Deus?

Então qual é a diferença? Será que todos católicos conhecem o que é esta Estrutura Piramidal de Adoração?

Em breve estaremos falando sobre esta Estrutura Piramidal.


Sobre o autor:
Pr. Alexandre Farias é Consultor Teológico do Instituto Cristão de Pesquisa é Pastor auxiliar da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana- SP- Brasil, é Palestrante e Conferencista, ministra estudos sobre seitas e heresias, autor da Apostila Bruxaria para crianças - Realidade ou fantasia? E Vuduismo -Magia Negra.

Você pode pedir a sua apostila ou convidar o Pr. Alexandre Farias para estar em sua igreja, congresso e evento, pois não existe nenhum valor cobrado pelo pastor para estar em sua igreja ou qualquer evento, a intenção é levar a palavra de Deus em qualquer lugar que Deus mandar. Contato: Tel : (011)4398.6680

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo,
eu me acho um católico desafiado.
Você sabe qual a raiz da palavra "desafiado"? Sabe etimologicamente o que ela significa?

Com certeza, encontrarei tempo para trocar idéias com o amigo.
Gostaria de dizer que astuto, esperto, escorregadio é este pastor que assina Alexandre Torres, pois em sua página 'Jesus site' não encontrei abertura para teologicamente opinar.

Pax semper, cum Maria!