14.5.07

Nem pop, nem Pedro

  Nem pop, nem Pedro
 
Os números da visita do Papa ao Brasil não podem mais embalar a velha canção "O Papa é Pop", composição de Humberto Gessinger, da banda "Engenheiros do Hawaii". Alguns jornais falam em "fracasso de público". É verdade que esse não é o melhor parâmetro para medir a relevância da visita de Bento 16 ao Brasil. Nas palavras de Dom Demétrio Valentini, bispo de Jales (SP), ouvido pelo jornal "Folha de S. Paulo", "ir seis vezes à janela do mosteiro [de São Bento] valeu muito mais que seus discursos".

Ao mesmo tempo em que as palavras e até a imagem do Papa são pontos de apoio para a atuação da igreja, para a evangelização e para o fortalecimento dos cristãos contra a intolerância do fundamentalismo secularista, são também obstáculo e provocação ao embate entre os que se pretendem fiéis na caminhada cristã.

Para ajudar o leitor a conhecer mais sobre a história dos papas, Prateleira selecionou três artigos publicados pela revista Ultimato. Os dois primeiros são do historiador Alderi Souza de Matos, autor de, entre outros, A Caminhada Cristã na História; e o segundo, do teólogo protestante e professor aposentado da UNICAMP Waldyr Carvalho Luz.

O Papado: dos primórdios ao Renascimento, ed. 268
O Papado: do Renascimento até João Paulo II, ed. 269
Pedro – Pedra, ed. 268

Leia o livro
A Caminhada Cristã na História, Alderi Souza de Matos

Para receber Ultimato em casa,
assine aqui.

Nenhum comentário: