12.3.07

Bíblia em mangá é lançada na Grã-bretanha

Bíblia em mangá é lançada na Grã-bretanha
12 de Março de 2007 às 03:36:18
Londres, 11/03 - A editora inglesa Hodder and Stoughton acaba de lançar no mercado britânico uma nova adaptação da Bíblia em banda desenhada, que tem, no entanto, a particularidade de ser em estilo manga (BD japonesa).

A obra está disponível em duas versões, "The Manga Bible New Testament - Raw" e "The Manga Bible: New Testament - Extreme". Em ambos os casos trata-se apenas da adaptação condensada do Novo Testamento, incluindo ambas as edições uma entrevista com o autor e esboços das diversas fases preparatórias da obra.

A diferença entre ambas é que "The Manga Bible: New Testament - Extreme" é mais luxuosa, tem formato maior e inclui o texto integral do Novo Testamento, na sua nova versão internacional.

O autor de "The Manga Bible" assina Siku, é natural de Leicester, Inglaterra, estudou arte conceptual, pintura e escultura na Nigéria, e desenhou BD para as editoras 2000AD e Marvel, para além de ter sido director visual de uma empresa de videojogos, tendo já anteriormente feito uma versão aos quadradinhos do drama bíblico de Caim e Abel.

Cristão praticante, finalista da London School of Theology, esta é a sua primeira experiência em manga, tendo a opção por este estilo surgido naturalmente pois o público-alvo da edição "são os adolescentes e os adultos jovens".

Para esta adaptação trabalhou com o seu irmão Akin, responsável pelo argumento, tendo sido "muito, muito difícil seleccionar o que devia ou não ser incluído. Isto forçou-nos a sermos disciplinados, a perguntarmos o que era realmente importante. Para mim houve uma coisa em particular - mostrar a humanidade de Cristo".

A necessidade de extrema condensação dos episódios seleccionados obrigou a uma planificação extremamente dinâmica - "Montei as cenas como se estivesse a ver um filme" - acentuada pelo uso de linhas cinéticas indicadoras de movimento e grandes planos sucessivos, explorando as muitas potencialidades do estilo manga, bem reveladas nas páginas disponíveis na Internet que ilustram a tentação de Cristo, a sua crucificação ou o Livro do Apocalipse.

Em Julho deverão sair novas edições, contendo toda a Bíblia em manga.

Mais informações
acesse o website da Bíblia em manga (Inglês).

Para comprar na Amazon:
The Manga Bible - NT Extreme
The Manga Bible - NT Raw
Manga Bible Story-japanese: Comic Book Style Bible

Versão Britânica




Versão Japonesa

Nenhum comentário: