18.3.07

Chega de Bla-blá-blá

 


Chega de Bla-blá-blá
Renato Vargens

O Rio Body Cont ( www.riobodycount.com.br ) estima que somente do dia 1º de   fevereiro, até hoje 17 de março, 386  pessoas foram assassinadas no estado Rio de Janeiro, além disso, o site também afirma que pelo menos 246 pessoas foram brutalmente feridas no mesmo período.

Não dá mais pra ficarmos inertes diante da barbárie que tem tomado conta das grandes cidades brasileiras. A cada dia a violência se multiplica a ponto de levar-nos a uma profunda inquietação, bem como significativa preocupação com os rumos da sociedade a qual fazemos parte. Há poucas três franceses foram vergonhosamente assassinados em Copacabana, denegrindo substancialmente a imagem carioca diante do mundo que pasmo assiste trágicas cenas de horror. Os sites dos jornais Le Monde e Libération, dois dos maiores da França, noticiaram o assassinato dos três franceses. No Le Monde, o crime teve destaque na área de notícias internacionais, com o título: "Três franceses são mortos com arma branca em Copacabana". Já o texto do Libération, sob o título "Três franceses mortos em Copacabana", afirma que um policial descreveu como "uma cena macabra" a situação em que os corpos foram encontrados. No espaço destinado a comentários, um dos leitores do Libération afirma: "Nós podemos criticar os Estados Unidos, mas o Brasil não é melhor. A pobreza e a falta de educação são incontestavelmente responsáveis."

Tragédias como a que ocorreu ao menino João Hélio Fernandes, nos aponta o estado de putrefação das nossas cidades, as quais tem sido vitimadas nos últimos anos por uma violência descabida e irracional.

Como já escrevi anteriormente, ouso afirmar que estamos vivendo um dos momentos mais obscuros da história recente do nosso estado, aonde assassinatos e crimes se tornaram ícones de uma sociedade decadente e imoral. Diante do quadro que se apresenta, corremos sérios riscos de institucionalizarmos a banalização da vida, fato este que nos leva a entender a URGÊNCIA de atacarmos veementemente a passividade que nos tem adornado.

Não nos é possível tratarmos com naturalidade noticias como a que ouvimos do pai da menina Isabelle Drummond, que estupidamente foi assassinado na cidade de Niterói com um tiro a queima roupa no olho. A barbárie em hipótese alguma deve fazer parte de uma sociedade democrática e desenvolvida. Não devemos e nem podemos nos acostumar ao que temos visto e ouvido em nossas cidades, antes pelo contrário, nós cidadãos de bem devemos nos posicionar impetuosamente confrontando o estado caótico que se encontra nossos municípios, deixando a margem da existência o blá-blá-blá que tanto nos tem prejudicado.

Nosso dever como cristãos é instigar a participação da sociedade, organizar fóruns reflexivos, promover discursos equilibrados, instituir debates inteligentes, cobrar do poder público, além obviamente de juntamente com o restante da sociedade civil, promover rumos e caminhos que nos levem a um estado de paz e dignidade.

É tempo de arregaçarmos as mangas! Mãos a obra!

Renato Vargens
Pastor da Igreja Cristã da Aliança
Vice-presidente do Movimento Rio de Paz

.

__,_._,___

Nenhum comentário: