16.3.07

Comunicado Oficial do Oficina G3 sobre mensagem subliminar

Cultura : Comunicado Oficial do Oficina G3 sobre mensagem subliminar
Publicado por Eduardo Rodrigues em 16/03/07

Meses atrás surgiu no site YouTube um vídeo insinuando que haveria mensagens subliminares na música Davi. A seguir, refutaremos tal absurdo.

A tal mensagem subliminar começou como brincadeira na Inglaterra pós-Reforma Protestante. Na verdade, o que se tinha na época era uma língua invertida fictícia, que não passavam de frases ditas ao contrário para blasfemar contra as instituições sagradas da Igreja Católica. Há passagens da história britânica que comprovam isto.


Nos anos 60, os Beatles foram um dos primeiros a serem acusados de colocar mensagens subliminares em suas músicas. A idéia era que, tocando os discos ao contrário, se revelariam frases de cunho satânico e apologias ao uso de drogas, suicídio, etc. O frisson foi tão grande que vários boatos de frases ocultas foram se espalhando sobre inúmeras bandas, gerando uma imensa quantidade de pessoas tentando rodar os discos ao contrário para ouvir as mensagens escondidas.

Bom lembrar somente que, ao fazer isto, a agulha da vitrola, com o tempo, estragava os discos, obrigando o dono a comprar outro álbum. Então as gravadoras, sem perder tempo, começaram a ver esta história como estratégia de marketing...e bandas passaram até a brincar deliberadamente com isto, como o Pink Floyd. Contudo, tais mensagens, além de nada ter de subliminar, na verdade não existem: são pura ficção advinda de um marketing sujo e desrespeitoso que deu muito certo – alguns dos boatos foram, inclusive, espalhados pelos próprios selos.

Tais frases não passam de projeções, que vão predispondo e sugestionando as pessoas a ouvirem o que se quer que elas ouçam. Aqui entram conceitos clássicos e comprovados da psicologia que não cabem serem discutidos neste espaço.

Além do que, tecnicamente falando, a agulha da vitrola nunca tocava na parte de baixo dos sulcos de vinil, não reproduzindo aquele som e o fazendo somente quando virada ao contrário. Ou seja: de modo normal, ainda que alguma mensagem existisse, ela não seria reproduzida. E se algo só aparece quando fazemos uso de modo deliberado e intencional, tentando encontrar frases estranhas e desconexas que revelam exatamente aquilo que queremos ouvir, isto está infinitamente longe de ser subliminar.

Técnicas verdadeiramente subliminares, em freqüências baixas e praticamente inaudíveis, mixadas a outros sons em faixas sobrepostas, de fato existem, mas não tem absolutamente nada a ver com discos ao contrário, frases invertidas e outras invenções do tipo.

Por fim, basta dizer que estas tais mensagens escondidas na música – chamadas de backward masking pelos ingleses – nunca foram comprovadas por uma metodologia cientifica, com notação fonética das frases, engenheiros de som respeitados e psicólogos versados em mecanismos de projeção.

Técnicas subliminares na propaganda, filmes e outros tipos de suporte multimídia sabidamente existem, e são usadas largamente há muito tempo, mas são coisas que estão há anos-luz das alegadas mensagens invertidas, sendo até uma ofensa para os estudiosos do meio igualá-las a esta bobagem. Por último, a banda Oficina G3 reafirma o seu veemente repúdio a qualquer tentativa de associá-la a tais coisas. E recomenda a seu público que leia bastante e informem-se muito para não ficarem reféns de aproveitadores/agitadores extremamente duvidosos.

Tais afirmações, que, a propósito, parecem atingir outros artistas da música cristã, só podem vir de pessoas irresponsáveis e ignorantes quanto à profundidade e seriedade do tema. Há uma vasta bibliografia séria sobre técnicas subliminares disponíveis no mercado, e, caso exista real interesse no assunto, são boas fontes de referência.

A banda vem, através deste comunicado completo, dar por encerrada esta discussão, que já ultrapassou em muito seu alcance. Estamos desde a nossa fundação firmes no propósito de levar a mensagem de Deus através da música e jamais faríamos uso de tais artifícios para enganar nosso público, pois honestidade, comprometimento e transparência sempre foram marcas do G3. Cuidem-se e fiquem com Deus!

Fonte: Dot Gospel
  

Nenhum comentário: