21.10.06

Planejando a Viagem: Conhecendo Jesus, o Novo Caminho

"Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (Jo 14:6)

"Siga-me"

Para realmente entendermos "cristianismo", temos que partir do começo: Jesus

Para começo de conversa, Jesus não era um cristão. Ele nunca pediu para tornar-se um cristão, nunca construiu um prédio com uma grande torre, nunca esboçou tratados teológicos, nunca pediu ofertas, nunca usou vestimentas religiosas... Ele simplesmente pediu para que as pessoas o seguissem.

Simples assim.

Ele chamou pessoas para o seguirem.

Os dois primeiros eram irmãos: Simão e André. Pessoas simples. Simples pescadores. Os primeiros dois cristãos. Nem passava pela cabeça destes irmãos "converterem-se ao cristianismo", ou abraçar uma nova religião.

Eis ali este homem de trinta anos (um carpinteiro) que disse simplesmente: "siga-me".

E eles acreditaram nele. Então, na fé, estes dois irmãos entregaram suas vidas a Ele (literalmente), abandonando suas conhecidas redes e seguindo-o.

Este foi o nascimento de uma forma de vida, de uma realidade que iria mudar o mundo para sempre.

Antes de corrermos para palavras formadas por centenas de anos de teologia, devemos pausar no berço do que chamamos de cristianismo. E não é mais do que um chamado de Jesus: "Siga-me" e uma resposta: abandonar as conhecidas redes e seguir, em fé, este judeu andarilho. Não é mais do que isso.

Um grupo de seguidores

Conforme Jesus passava, as pessoas respondiam das mais variadas formas. Muitos (grandes multidões de olhos estatelados) intrigavam-se com suas curas e milagres. Alguns (as tribos dominantes) iravam-se contra ele e seus ensinamentos. Mas uns poucos (ouvindo algo inegável no seu chamado) deixaram suas vidas de lado para caminhar com ele.

As pessoas solenemente mencionavam este grupo (à boca pequena) como "Os Discípulos de Jesus"

Mas discípulo quer dizer simplesmente "seguidor". E não havia nada solene sobre estes primeiros seguidores de Jesus: alguns pescadores, um cobrador de impostos, um guerrilheiro revolucionário, um advogado...

Homens e mulheres que deixaram seus lares para andar em ruas poeirentas em uma pequena parte do Oriente Médio, tudo isso porque eles acreditavam em Jesus.

O que chamaríamos de "cristianismo" não era nada mais nem nada menos do que algumas pessoas simples, respondendo ao chamado de Jesus, anexando-se a ele.

Eles creram, seguiram, ouviram, questionaram, obedeceram, conversaram com ele e dele aprenderam muito. E no final das contas entregaram suas vidas a este personagem Jesus.

Isto é cristianismo.

As Aventuras dos Seguidores de Jesus

Seguir Jesus provou ser uma excitante aventura, e valeu tanto a pena que os primeiros seguidores de Jesus não podiam deixar de contar isso para os outros! Tudo era novidade para eles. Então quando eles perceberam que esta novidade era muito boa, eles "precisavam" falar disso para mais alguém.

Então esta primeira leva de seguidores começaram a falar de Jesus para outros, e quando estes acreditaram e começaram também a seguí-lo, era impossível não falar para outros, e assim sucessivamente até chegar aos seguidores de Jesus dos dias de hoje.

Quando aquele pequeno grupo tornou-se uma multidão maior, as pessoas tinham que referir-se a eles de alguma forma. Então passaram a chamá-los de "Pessoas do Caminho".

Seu "caminho" era entregar-se a Jesus Cristo e segui-lo. Então "CRIST-anismo" é simplesmente a palavra criada para referir-se a estes "CRIST-ãos" e todas as suas aventuras.

Quando você ler "cristianismo", entenda, "As Aventuras e Jornadas Sem Fim dos Seguidores de Jesus".

Jesus: Deus de pés empoeirados

"A maioria das pessoas pensam que Jesus foi o homem que iniciou aquela religião cristã. Mas acontece que Jesus não era somente um homem, e ele não estava interessado em religião." Don Everts

Jesus não é o orgulhoso fundador do cristianismo. Ele não é nem mesmo o santo padroeiro do cristianismo. Se o cristianismo (as aventuras dos seguidores de Jesus) não é nada mais do que a história dos que literalmente seguiram a Jesus, então Jesus define, determina e cria "As Aventuras dos Seguidores de Jesus", com cada passo seu, com cada postura, com cada ensinamento, e cada "siga-me" dito aos seus seguidores.

Se Jesus tivesse criado uma instituição, nós poderíamos perguntar sobre ela, olhar para ela, examiná-la. Mas ele não criou. Ele simplesmente chamou pessoas para que o seguissem.

Portanto, se você deseja saber qualquer coisa sobre "As Aventuras dos Seguidores de Jesus" temos que começar por Jesus, olhar para ele, examinar suas palavras. Ele é o ponto central de todas as coisas. Ele está no centro.

Perceber Jesus, mesmo que de relance, deve ser nossa prioridade se desejamos saber mais sobre "As Aventuras dos Seguidores de Jesus"...

A Vida de Jesus

Os primeiros trinta anos de Jesus foram passados como carpinteiro. Então, após ser batizado por seu primo cabeludo, João, Jesus andou pelo deserto sem comida ou abrigo. Ele permaneceu naquele lugar ermo e estéril por algumas semanas. Os poderes espirituais dominantes o tentaram oferecendo um poder político permanente e inimaginável...

Mas Jesus, cansado, faminto e sozinho, não afrouxou. Ele tinha algo muito diferente na cabeça. Após resistir à tentação, entendendo com clareza seus propósitos, Jesus andou de volta para a cidade e mudou o mundo para sempre. Ele surgiu pronto para uma nova vida. Seus vizinhos e família ficaram chocados. Completos estranhos ficaram encantados. Grandes multidões o seguiam. E os líderes religiosos da época ficaram aturdidos e entraram em pânico. Jesus não parecia em nada com o que se havia visto até então.

No meio de pessoas que presunçosamente afastavam os doentes e enfermos, Jesus parou, olhou os mendigos nos olhos, tocou os leprosos e trouxe dignidade aos desamparados e solitários.

Em dias de uma religião lucrativa e manobras para obter-se mérito religioso e prestígio, Jesus condenou as injustiças dos poderosos e confirmava a fé simples e verdadeira dos pobres.

Em meio a um cenário nebuloso de concessões morais, Jesus declarou com sabedoria a realidade do pecado.

Em suas ações e ensinamentos, conversas e relacionamentos, Jesus era completamente diferente, novo e surpreendente.

Havia algo tão claro, e belo, e verdadeiro, e singular, e poderoso sobre Jesus que fazia com que os rabinos se maravilhassem com seus ensinamentos, crianças corressem para sentar em seu colo, prostitutas envergonhadas se vissem chorando aos seus pés, vilas inteiras se juntassem para ouvi-lo, peritos no debate da lei ficassem de queixo caído, pessoas das classes trabalhadoras mais humildes até os incrivelmente ricos deixassem tudo... para segui-lo.

Nada mais foi igual depois que Jesus embarcou nestes três anos absolutamente singulares. Jesus andou, e ensinou e curou. Jesus era um homem de pés empoeirados.

"...nesta vida e no mundo por vir, aqueles que seguirem Jesus irão receber tudo o que desejarem, se o que desejarem for seguir Jesus" --Richard John Neuhaus

Fonte: Portal da Igreja Batista Central de Fortaleza

Nenhum comentário: