10.11.06

Americanos vão hoje às urnas para renovar Congresso

07/11/2006 - 08h09
da Folha Online

Cerca de 200 milhões de eleitores americanos estão aptos para ir às urnas nesta terça-feira para renovar toda a Câmara dos Representantes (deputados), um terço do Senado e 36 governadores dos 50 Estados do país. O voto nos EUA não é obrigatório.

Os primeiros centros de votação para as eleições legislativas e locais nos Estados Unidos
abriram suas portas nos Estados da Nova Inglaterra.

Como é tradicional, os primeiros a poder votar foram os cidadãos de Vermont, onde os colégios abrem a partir das 5h (8h de Brasília).

Os primeiros fechamentos de colégios começarão a acontecer por volta das 21h de Brasília, nos Estados de Indiana e Kentucky. A votação só será dada como encerrada por volta das 3h (horário de Brasília) desta quarta-feira, hora prevista para o fechamento dos últimos colégios, no Alasca.

Atualmente liderado por uma maioria republicana, o Congresso pode passar para o controle do Partido Democrata após as eleições. Desde 1994, os republicanos controlam as duas casas, à exceção de um breve período em que os democratas lideraram o Senado.

Na Câmara dos Representantes, os democratas precisam conquistar mais 15 vagas para se tornarem maioria; no Senado, eles precisam ganhar 24 das 33 vagas em disputa para passarem à frente dos republicanos. Dos senadores que deixam suas vagas, 17 são democratas, 15 são republicanos e um é independente.

Nos Estados também há uma disputa entre os dois partidos. Atualmente, os republicanos governam 28 dos 50 Estados americanos, enquanto os democratas governam 22. Dos 36 Estados em disputa, os democratas conseguirão ser maioria entre governadores se conquistarem quatro postos a mais do que já possuem hoje.

A liderança dos Estados é vista como importante arma para os candidatos que disputarão a Presidência americana em 2008, já que os governadores ajudam a arrecadar fundos e conquistar eleitores.
 

Nenhum comentário: