23.11.06

Inscrições para programa de treinamento vão até dia 5

 
Folha de S. Paulo

Inscrições para programa de treinamento vão até dia 5

O programa Folha Treinamento, um curso intensivo de jornalismo diário oferecido pela Folha de S. Paulo durante cerca de três meses, em período integral, tem inscrições abertas, para a sua 44ª turma, somente até o dia 5 de dezembro. O candidato deverá optar por uma das três áreas de atuação: jornalismo diário, artes gráficas e fotojornalismo.
Podem se inscrever quaisquer candidatos, sem restrição de idade, que possuam curso superior concluído ou em curso, além de criatividade, boa formação e talento para o jornalismo; porém, os selecionados para o programa geralmente são aqueles matriculados nos últimos semestres ou recém-formados, por possuírem maior disponibilidade de tempo, com faixa etária entre 19 e 25 anos.
Para candidatar-se, é necessário apenas preencher a ficha de inscrição, disponível na sede da Folha – localizada à alameda Barão de Limeira, 425, no bairro paulistano dos Campos Elíseos -, em suas sucursais e regionais, no site do programa (www.folha.com.br/treinamento) e nas principais faculdades do país, e enviá-la à Folha até o prazo estipulado.
As fichas, então, passarão por uma análise, da qual sairão 150 selecionados, dos inscritos para o treinamento em jornalismo diário, e outros 50, daqueles inscritos nas outras duas áreas; para todos estes, será aplicado teste de conhecimentos gerais, que avaliará sua formação cultural e seu grau de acompanhamento do noticiário nacional e internacional, além de conter questões de língua portuguesa, inglesa e espanhola, e de matemática. Dos 150 mencionados, os 40 melhores classificados no teste serão convocados para uma semana de palestras e para uma entrevista, sendo finalmente selecionados para o treinamento entre 8 e 10 candidatos. Dos outros 50, das áreas de fotojornalismo e jornalismo gráfico, até 20 passarão por entrevistas e apresentação de portfólio, restando, ao final do processo seletivo, até quatro profissionais de cada área.
O Folha Treinamento existe desde 1988 e já formou 337 profissionais, dentre os quais 90% foram efetivados na empresa ao término do programa. Essa sua 44ª turma tem o início de suas atividades previsto para o segundo semestre de 2007. Outras informações podem ser obtidas com a Editoria de Treinamento, pelo telefone (11) 3224-4274, ou pelo e-mail treina@uol.com.br.

Nenhum comentário: