7.11.06

(Cristianismo Pleno) 3 atitudes que Deus espera de nós-por e-mail

                                                                                                  Três atitudes que Deus espera de nós


  • Humildade no coração: é exatamente isso que Jesus desejou de seus discípulos: humildade e espírito de servo. Tem uma palavra em latim que se chama “elatus” é aquele que se eleva acima das pessoas, que se coloca em primeiro lugar. Esse é aquele que abusa do poder, humilha as pessoas. Ao contrário o que teme a Deus, anda contemplando a sua própria humanidade e se lembra sempre que é pó. Então a humildade dos que andam com Deus em temor e reverência diante dele é da fragilidade. Os que andam com Deus reconhecem que são seres humanos que descem a própria humanidade (GRUN, 2006, p. 24). No Reino de Deus não há espaço para os arrogantes. Deus resiste esses tais e dá graça para aqueles que cultivam o temor através da humildade. Deus quer que nos esforcemos para formar uma igreja onde os seus membros se caracterizam por seu anonimato, por seu amor aos perdidos, por sua mansidão e domínio próprio. Pela formação de discípulos de Jesus que se caracterizem por sua integridade, fidelidade, intimidade e amor para com Deus e para com o próximo. Isso com a prática dessa palavra humildade. Precisamos ser pessoas que almejam a semelhança com Jesus e ele é a própria personificação da humildade no coração.
  • Serenidade para com todos: cremos que o discipulado, sob a influência do Espírito Santo nos ajudará a chegar à medida da estatura da plenitude de Cristo. Em termos práticos, isso significa uma igreja integrada por famílias que vivem em paz, harmonia e serenidade. Serenidade significa não ser belicoso. É exatamente o contrário de turbulento. O turbulento é irrequieto, provocador de intranqüilidade. A Palavra de Deus mostra que quando temos temor dele não somos pessoas confusas, perturbadas e em desordem. Uma pessoa que cultiva temor de Deus tem fruto do Espírito Santo e, portanto, possui serenidade para com os outros. Nunca perde a postura, nunca perde o equilíbrio. Daí temos maridos ternos, sábios e amáveis. Temos esposas submissas de caráter afável e aprazível. Temos filhos respeitosos e obedientes. Temos jovens que andam em santificação e retidão diante de Deus e dos homens. Temos adultos honrados e venerados pelos mais jovens. Temos  crianças felizes, criadas no amor e no temor do Senhor. Termos homens trabalhadores, honestos, responsáveis, diligentes e fiéis. Temos mulheres virtuosas, alegres e cheias de boas obras.
  •  Senso de justiça: a Palavra de Deus mostra que devemos ser um povo diferente, formado por discípulos que buscam sempre conhecer a vontade de Deus para a vida. Um povo que lê, estuda e medita na Palavra de Deus. Discípulos que aprendem a ser humildes, pacientes, mansos, justos, generosos, sinceros, bons, felizes, honrados, íntegros e que vivem acima da mediocridade. Discípulos cujo estilo de vida é amar, perdoar, servir, confessar suas faltas, obedecer, cumprir, sujeitar-se às autoridades, pagar seus impostos, falar sempre a verdade, viver de maneira íntegra, buscar a paz com todos, confiar em Deus, amar seu próximo, ajudar, compartilhar com os necessitados, chorar com os que choram, alegrar-se com os que se alegram, ser um com os irmãos, devolver o mal com o  bem, sofrer as injustiças, dar graças sempre por tudo e vencer a tentação. A Palavra nos ensina que devemos orar sem cessar pela justiça que o profeta Isaías clama no capítulo 58 do seu livro:
“Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem edificaräo as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geraçäo em geraçäo; e chamar-te-äo reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar. Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares näo seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras”.
Alcindo Almeida
Pastor na Igreja Presbiteriana de Pirituba - São Paulo

Nenhum comentário: