20.11.06

Dia da Consciência Negra- Negros notáveis em Cristo

Renovação da Rua Azusa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Movimento espiritual liderado por William Joseph Seymour, nas instalações de um prédio na Rua Azusa, número 312, em Los Angeles - Califórnia, no início do século XX.

A raiz do movimento, no entanto, está relacionada à figura de Charles Fox Parham, que iniciou um trabalho de busca pelo poder do Espírito Santo em Topeka - Kansas, a partir de 1900. Parham fundou uma escola de treinamento espiritual baseada no modelo desenvolvido por Franck Sandford, do Maine, que instalou uma comunidade-escola chamada Shiloh, com o propósito de buscar a plenitude do Espírito. Após uma visita de seis semanas ao local, Parham e sua esposa importaram a idéia e passaram a viver uma experiência de avivamento espiritual tendo como aspecto principal o falar em linguas estranhas como evidência do batismo no Espírito Santo.

Um dos mais destacados alunos da escola de Parham foi William J. Seymour, um pregador batista negro simples em sua homilética, mas bastante comprometido com o movimento de busca pelas experiências de avivamento espiritual, como aquela ocorrida no dia de pentecostes, narrada no Novo Testamento (Atos dos Apóstolos 2. 1-13). Daí o termo Pentescotalismo para denominar o movimento que nasceu a partir daqueles dias de muito fogo espiritual.

William J. Seymour foi levado para Los Angeles por uma mulher que fora curada em uma visita à escola de Parham, alí ele passou a exercer o pastorado em uma igreja da metrópole nascente. Ao começar a pregar a mensagem de avivamento e batismo no Espírito Santo nas igrejas tradicionais, William não foi bem aceito e passou a se reunir em casas de irmãos. Mas o ajuntamento de multidões para ouvir o pregador e experimentar o poder pentecostal tornou inviável a reunião em lares. A solução foi passar a se reunir em um prédio maior. O novo endereço do avivamento passou a ser Azusa Street - 312.

Para lá fluiram multidões que provaram o sabor agradável da presença viva do Espírito Santo, foram batizados, curados, renovados e, principalmente, santificados pelo fogo do céu.

A Missão Evangélica da Fé Apostólica, como passou a se chamar a comunidade, tornou-se o epicentro do avivamnto que se espalhou pelo mundo, pois a cidade de Los Angeles foi o lugar ideal para o movimento começar, uma vez que era uma grande metrópole com certa dose de globalidade. De lá saíram semeadores do fogo para várias partes do mundo, carregando a mensagem do evangelho em sua plenitude.

Produzido pelo Pr Emmanuel Elmani de Carvalho - Natal (RN) - Brasil

Nenhum comentário: