4.11.06

Líder evangélico dos EUA renuncia devido a escândalo sexual

Internacional


03/11/2006 - 12h49

Por Keith Coffman

COLORADO SPRINGS, Estados Unidos, (Reuters) - O presidente da Associação Nacional de Evangélicos dos EUA, que se reúne regularmente com a Casa Branca e é opositor declarado do casamento entre homossexuais, renunciou a seu cargo na quinta-feira depois de ser acusado de manter um relacionamento sexual com um garoto de programa.

Ted Haggard, que rejeitou a acusação, também renunciou temporariamente ao cargo de pastor principal da Igreja New Life (Vida Nova) de Colorado Springs, disse a igreja em comunicado à imprensa.

"Nunca tive um relacionamento gay com ninguém", disse Haggard em entrevista à estação de TV KUSA, de Denver, na noite de quarta-feira. "Sou fiel a minha esposa."

De acordo com o comunicado da igreja New Life, Haggard teria dito: "Não posso continuar a fazer meu trabalho de pastor sob a nuvem criada por essas acusações."

"Estou me afastando voluntariamente da liderança para que a investigação possa ser levada adiante com dignidade. Espero poder discutir esse assunto em mais detalhe numa data posterior", afirmou Haggard, segundo o comunicado da igreja.

Mike Jones, que se declarou garoto de programa, disse à KUSA na quarta-feira que manteve uma relação sexual "de negócios" com Haggard durante três anos.

No ano passado a revista Harper's Magazine disse que Haggard, que é frequentemente visto como o responsável por ter garantido o apoio de cristãos conservadores ao presidente George W. Bush para sua reeleição em 2004, conversa com Bush ou seus assessores toda segunda-feira.

Haggard defende uma emenda proposta à Constituição estadual do Colorado para definir o casamento como sendo obrigatoriamente entre um homem e uma mulher. Os eleitores do Estado vão decidir sobre a questão na próxima semana, quando votarem nas eleições parlamentares.

INICIATIVAS ELEITORAIS

Iniciativas eleitorais como essa também ajudam o Partido Republicano, que, segundo pesquisas de opinião, corre o risco de perder o controle do Congresso nas eleições da terça-feira.

Os cristãos evangélicos têm sido uma base de apoio crucial para Bush e o Partido Republicano.

Pai de cinco filhos, Haggard há muito tempo é uma figura de liderança entre os evangélicos conservadores dos EUA.

A revista Time o incluiu em sua lista dos "25 Evangélicos Mais Influentes da América". A Harper's Magazine, influente periódico liberal, descreveu a New Life no ano passado como "a mais poderosa megaigreja dos Estados Unidos".

Embora a Associação Nacional de Evangélicos seja associada a causas conservadoras, ela não é tão rigidamente ideológica e totalmente favorável ao Partido Republicano quanto são outros grupos evangélicos.

Seu vice-presidente para assuntos governamentais, Richard Cizik, apóia políticas de combate ao aquecimento global, uma causa à qual a maioria dos republicanos não é ligada.

O destacado cristão conservador e defensor do Partido Republicano Jerry Falwell se apressou a minimizar o peso da organização e do próprio Haggard entre os evangélicos.

"Ele (Haggard) não lidera realmente o movimento evangélico. É o presidente de uma associação que é muito pouco unida e da qual eu nunca foi membro", disse Falwell na quinta-feira em entrevista à CNN.

Nenhum comentário: