23.11.06

Notícias: 20/11/2006-Brasileiros farão marcha no Timor em memória do missionário

 

 Brasileiros farão marcha no Timor em memória do missionário


A comunidade brasileira residente no Timor Leste, cerca de 160 pessoas, convocou para terça-feira uma marcha silenciosa em Díli, em memória de Edgar Gonçalves Brito, pastor evangélico assassinado domingo à noite, disseram à Agência Lusa os organizadores.

A marcha, já autorizada pelas autoridades timorenses, partirá do bairro de Lecidere e terminará na igreja de Motael. A divulgação da realização da homenagem ao pastor está sendo divulgada a outros cidadãos estrangeiros.

Além do brasileiro, o timorense José Barros, que integrava a Comissão de Reconciliação Comunitária, foi encontrado morto nesta segunda-feira de manhã, no mercado de Comoro, zona ocidental de Díli.

Mais de 50 pessoas foram mortas no Timor Leste desde o início da crise político-militar no país, em abril. No entanto, Brito foi a primeira vítima estrangeira.

Edgar Gonçalves Brito, 32 anos, foi assassinado por desconhecidos no domingo à noite, quando se dirigia para casa acompanhado da irmã. Foi surpreendido por confrontos entre grupos de jovens, na zona entre os bairros de Akadiro Hun e Bidau.

A morte foi decorrente de um golpe profundo perpetrado por uma lâmina, entre o pescoço e o ombro.

A Lusa contatou o embaixador do Brasil em Díli, Antônio de Souza e Silva, que disse ter entregado em mãos ao primeiro-ministro, José Ramos-Horta, o pedido de autorização para a realização da marcha.

Em relação ao translado do corpo, Silva revelou que ainda não há data prevista. "O processo exige determinados requerimentos, quer por parte da Austrália quer por parte da Indonésia", salientou.

As ligações aéreas de Díli para o exterior são feitas com Darwin, norte da Austrália, e Denpasar, na ilha indonésia de Bali.

"Os procedimentos de embalsamento em vigor no Timor Leste são diferentes dos usados nestes dois países. No Timor Leste, o embalsamento é feito unicamente com formol, o que confere um prazo de apenas cinco horas. No caso do translado ser feito via Darwin, por exemplo, o corpo terá de ser de novo sujeito a novo tratamento de conservação", explicou Silva.

De acordo com testemunhos de outros cidadãos brasileiros residentes em Díli, Brito já tinha sido alvo de uma tentativa de assalto em 26 de maio, em sua residência, e em plena crise político-militar.

Na ocasião, Brito fez uma descrição ao site Crocodilo Voador contando o que sentiu no momento do assalto."No dia 26, quando tentaram entrar em minha casa, eu pensei que não sairia daqui vivo. Eu sentei em uma cadeira e fiquei olhando para a porta, esperando o momento que quem estava tentando arrombar a porta conseguiria entrar. Não tinha nada a ser feito, eu não poderia ligar para ninguém. Quem seria louco de entrar no meio de um conflito de gangues para salvar um amigo?", escreveu.

Pastor evangélico há cerca de dois anos em Díli, Brito aproveitou na ocasião um telefonema que recebeu para pedir ajuda e contar o que estava acontecendo.

"Quando meu telefone tocou, eu nem esperei a pessoa do outro lado falar o que queria, contei tudo que estava acontecendo e ouvi a Anabel (outra missionária evangélica) falando para eu ficar calmo que ela iria ligar para o embaixador", descreveu.

O telefone que tinha tocado era o celular da irmã, Elisama, que tinha esquecido o aparelho em casa.

"O mais estranho de tudo é que a Elisama tinha esquecido o telefone em casa e a Anabel fez uma ligação errada para o telefone da Elisama, que por ela ter esquecido, estava comigo. Minutos depois, a Anabel me retornou falando que a embaixada não poderia me ajudar, pois não tinha mais policiamento na cidade, mas que se eu tivesse coragem de sair de dentro de casa, ela viria me buscar", contou Brito.


Fonte: Agência Lusa (São Paulo, SP)

Postado por E-Books Evangélicos no Blog de E-Books Evangélicos

.

__,_._,___

Nenhum comentário: